segunda-feira, 23 de julho de 2012

ARQUITETURA É MÚSICA CONGELADA

          Uma das "Teorias de Santo Agostinho" relata que música e arquitetura são irmãs já que as duas compartilham ritmo, design, espaço, imaginação, tempo, pausa, números, ciência, arte etc.... É bastante curioso constatar que muitos dos músicos mais influentes do nosso país tiveram contato com a arquitetura antes de se tornarem grandes artistas.
          Como exemplos podemos citar Chico Buarque, que cursou o primeiro ano de arquitetura da USP em 1963, e Antônio Carlos Jobim que, em entrevista a um jornal afirmou "Entrei para a faculdade e cheguei a cursar o primeiro ano. Porém a música era para mim um apelo irresistível, descobri que os meus castelos jamais seriam construídos com cimento e tijolos".
          Outros grandes nomes da nossa música que tiveram estreita relação com a arquitetura são Guilherme Arantes, Humberto Gessinger, Francis Hime, Hebert Vianna e Fernanda Abreu.
          No documentário CHICO E AS CIDADES, Chico Buarque fala sobre a relação de sua música com  arquitetura, e compara Tom Jobim a Oscar Niemeyer afirmando "quando minha música sai boa, penso que parece música de Tom Jobim. Música de Tom, na minha cabeça, é casa de Oscar." 




          Pensando nesta forte relação entre a arquitetura e a música toda semana iremos postar uma música que trate do tema da arquitetura, das cidades, das artes, etc.... Portanto se alguém tiver alguma sugestão bacana manda pra cá! ;-) 
          A música desta semana é......

0 comentários:

Postar um comentário